Como adquirir hábitos de leitura em seus filhos?

Só existe uma forma de adquirir hábitos de leitura em seus filhos: lendo com eles. Sei que alguns dias chegamos exaustos em casa e a única coisa que queremos fazer é tomar um banho e ficar em frente a televisão. Porém hábitos são construídos dia após dia. Elaborei algumas dicas que podem ajudar a criar este incrivel vínculo com seu filho.

#1: Compre livros de bons autores: Certamente você terá mais empenho para ler. Envolva a criança no processo de escolha. Peça a ela para escolher o livro que quer ler naquele dia. Eu agora estou na fase de Bela Adormecida 4 vezes por semana (rs).

#2: Mude o método: você pode ler a luz de velas e fazer um teatro de sombras. Ler com lanternas, inventar novos finais, cantar músicais, baixar aplicativos de sons para fazer um efeito sonoro (o Itaú tem um muito interessante na Engenhoca de sons)

#3 Não desista (mesmo que durma no meio da história)... Infelizmente isso acontece muito!

#4 Roda de leituras: Leve seu filho para roda de leituras. Aqui no site eu sempre divulgo as rodas de leitura que organizo e que vou levar a Ester. 

Tenho certeza que estas simples dicas podem ficar registradas na memória dos seus filhos. Funcionou comigo e parece que também está dando certo com a Ester.

Sylvia Orthof

Sylvia Orthof é sem dúvida a escritora infantil que mais admiro. Acho que ela consegue combinar o lúdico e a mensagem de uma maneira formidável. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer os livros da Sylvia, segue alguns que vale a pena conferir:

1) Fraca, fracola galinha D´angola

2) Se as coisas fossem mães

3) Maria vai com as outras

Viaje no maravilhoso mundo da literatura.

Ester "lendo" um livro no MAC

Troca de livros

Em épocas de crises econômicas também existe a oportunidade de repensar gastos de forma inteligente. Que tal trocar o livro que seu filho não curte mais por outras da faixa etária dele?

1. Cadastre-se

2. Envie seus livros

3. Ganhe créditos

4. Troque por outros livros

Veja no site Skoob: http://www.skoob.com.br/skoobinho/como_funciona

Boa leitura!

Coleção Itaú ganha versão fonte ampliada e braille

A Coleção Itaú de Livros Infantis ganha versão em fonte ampliada e braille para contemplar também as pessoas com deficiência visual. Serão distribuídas, para serem lidas a crianças de até 5 anos, 2 mil coleções compostas por três títulos recomendados por especialistas em literatura infantil, além de folheto com dicas de leitura e adesivo.

A versão acessível foi produzida a pedido da Fundação Itaú Social pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e está disponível desde 14 de novembro. Serão disponibilizados os mesmo títulos da versão original, que são: Lino, de André Neves (Editora Callis); Poesia na varanda, de Sônia Junqueira (Editora Autêntica); e O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, de Don e Audrey Wood (Editora Brinque-Book).

A iniciativa, do programa Itaú Criança, integra um amplo conjunto de programas que são parte do investimento social do Itaú. O objetivo é contribuir para a garantia de direitos da criança e do adolescente. Por meio da leitura, oferecemos à criança o acesso à cultura, ao lazer, à educação, além da convivência familiar e comunitária, direitos fundamentais de toda criança e adolescente.  “Este ano, estamos levando às pessoas cegas e com baixa visão essa campanha como uma forma de colocar em pauta a questão da leitura e convocar toda a sociedade, com e sem deficiência visual, a refletir sobre a importância de estimular todas as crianças a esse hábito.”, pontua Antonio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social.

Pais, educadores, voluntários de instituições sociais e demais interessados em aderir à mobilização tiveram acesso às coleções por meio do site www.itau.com.br/itaucriancaSite externo. durante o mês de outubro. Foram oferecidos gratuitamente mais de 7 milhões de livros para todo o país.

Conhece alguma criança que necessita de livros em braile? Compartilhe esta informação.