Praça Mauá: Museu do Amanhã

Ele foi o último Museu construído na cidade, mas a sua beleza conquistou turistas e cariocas. A arquitetura encanta por dentro e por fora. As obras são todas interativas que atrai muito o interesse das crianças.

Dicas adicionais:

1. Compre os ingressos no site do Museu. Você pode comprar juntamente a entrada para o MAR que fica ao lado. Se as crianças estiverem de férias, você poderá ir na terça-feira onde a entrada é gratuita (Museu do Amanhã + MAR). Nos demais dias a entrada custa R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).
  2. Não deixe de fazer um passeio pelo VLT (veículo leve sobre trilhos). É um passeio adicional e as crianças (e adultos).
  3. Transporte: Você poderá ir de Metrô e completar o caminho de VLT ou ir de táxi ou Uber. Dependendo da distância, o Uber fica bem mais em conta.
  4. Locais para almoçar: Dentro do MAR tem 2 restaurantes (6º andar e térreo). Para quem quer uma opção mais econômica tem o Spoleto que fica no RB1 (basta atravessar a rua).

Este é um passeio incrível que certamente agradará adultos e crianças. Para quem tiver disposição ainda dá para conhecer a confeitaria Colombo e CCBB.

Urca: Ônibus barco - Rio Splash Tours

Na saída do Pão de Açúcar localizamos um ônibus barco (ônibus anfíbio), que faz um city tour pela cidade partindo da Urca, aterro do Flamengo (ônibus) até a Marina da Glória e o ônibus se transforma em barco e continua pelo passeio pela Bahia de Guanabara. Depois ele volta a se transformar em ônibus e vai até Copacabana e retorna ao ponto original na Urca. O passeio dura 1:30h e custa R$  100,00   por pessoa. Cariocas pagam R$ 70,00.

O passeio vale muito a pena,  pois diverte crianças e adultos. Como Ester era a única criança ela foi super paparicada pelo guia. Durante o trajeto ele faz algumas explicações dos prédios históricos e curiosidades da cidade. Abaixo eu vou postar o vídeo do ônibus  transformando em barco e vice-versa. Eu simplesmente amei o passeio!

Para maiores detalhes, o site da Rio Splash é www.riosplashtours.com.br.

Vídeo do ônibus virando barco

Fizemos este passeio pela Splash Tour. O ônibus sai da Urca e vai até a Marina da Glória e lá transforma-se em barco e depois retorna de ônibus até o ponto final.

Urca: Pão de Açúcar

Finalmente levamos a Ester para conhecer o Pão de Açúcar. Já  tinha algum tempo que planejava este programa, mas devido a agenda dos compromissos com festinhas e outros programas, sempre adiávamos a visita. Aproveitei que não fui viajar e não tinha nenhuma festa de amiguinho dela e acordei a família para irmos ao Pão de Açúcar. Chegamos lá por volta das 10:30h e foi bem complicado achar um lugar para estacionar. Ficamos uns 20 minutos rodando até achar uma vaga. O preço cobrado pelo flanelinha foi bem salgado (R$ 20,00), mas por falta de vaga nos estacionamentos oficiais tivemos que estacionar lá mesmo.

Não tinha fila para comprar os ingressos e conseguimos subir rapidamente. Optamos por fazer a trilha do mirante e tinham diversos miquinhos nas árvores e correndo no mirante. Foi um espetáculo lindo de ver. Tiramos muitas fotos da vista e passeamos pelas trilhas. O passeio é muito agradável para adultos e crianças de todas as idades. Paramos nas mesinhas para desenhar e descansar um  pouco. Descemos por volta de 13:30h para almoçar, mas vimos um ônibus barco e decidimos emendar em outro  passeio. Fazer o quê? As novidades me atraem (rs). No outro post vou detalhar melhor o passeio.

Jardim Botânico

Teté e a mamãe no JB

O Jardim Botânico é o local preferido das mães da ex creche da minha filha para fazer piqueniques. Lá tem um parque com uma boa infraestrutura para as crianças brincarem. Geralmente chegamos bem cedo (por volta das 8h) e já começamos a arrumar o lanchinho e as brincadeiras. Aproveitamos para matar as saudades (nossas e das crianças), pois cada um seguiu caminhos diferentes na escolha da escola.

Dica: Prefira ir de táxi ou transporte público, pois o local é difícil de estacionar.

Niterói - Teatro Popular Oscar Niemeyer

Recebi um convite de uma amiga que mora em Niterói para participar de um café da manhã com recreação no Teatro Popular Oscar Niemeyer no domingo passado. Como o tema era Frozen fiquei animada para ir conhecer o espaço. Confesso que a programação excedeu todas as expectativas. O local é amplo, estacionamento gratuito de fácil acesso, a mesa de café da manhã estava deliciosa (com vários ítens saudáveis e muito saborosos). Lá tinha pula-pula, piscina de bolinhas e uma equipe de animação. É claro, com a entrada triunfal da Princesa Anna e do Olaf. Este café acontece uma vez por mês com temas diferenciados.

No mês das crianças o Teatro organizou uma uma programação especial com peças de teatros gratuitas em 2 horários 11h e 16h. Tem que chegar com uma hora de antecedência. Seguem as fotos do local para vocês entenderem o astral do local.

Olha o espaço para correr...

São Cristóvão: Museu de Astronomia- MAST

Museu de Astronomia

Gosto muito de levar Ester no Museu de Astronomia principalmente quando tem programações especiais. Na última visita que fui visitar o Museu eu fiquei quase "emocionada" em ver o Museu lotado de crianças e adultos no VII Circuito de visita a Museus. Lá eles organizaram uma espécie de feira de ciências com muitas demonstrações. Teve o planetário digital (que apesar de muito quente é bastante interessante), visitas guiadas, conhecer o telescópio e outras atividades permanentes.

O site do museu é www.mast.br e ele fica localizado na Rua Genreral Bruce, 586 em São Cristóvão. Lá é muito fácil estacionar (exceto nos dias dos jogos em São Januário).

O Museu não cobra entrada e você pode conferir a programação no site.

Vale a pena a visita! Isso ajudará a seu filho a criar hábitos de visitar Museus.

Ester e o Meteriorito

Jardim Mast

Observem os micos brincando nas árvores.

São Cristóvão: Quinta da Boa Vista

Como falei no post anterior a Quinta da Boa Vista é um parque muito democrático, onde você pode passar um dia inteiro com seu filho e não conseguir curtir 1/4 das possibilidades de diversão. Segue algumas das possibilidades:

1) Inicie o dia com um café da manhã piquenique. Esta foi ideia da minha cunhada que fez uma cesta de café da manhã quando fizemos o passeio juntos com meu sobrinho biel. Esticamos uma canga no chão e levamos: café com leite, suco, pão com queijo, frutas, biscoito e etc.

2) Zoológico: Fomos visitar o zoológico da Quinta. Confesso que não é tão bonito quanto outros espaços que visitei em outros estados/países, mas de um tempo para cá, percebi que o Zoológico está mais bem cuidado. Lá tem um parque onde podemos fazer uma pausa para brincadeiras. Almoçamos no restaurante dentro do Zoológico, mas você tem a opção de almoçar no restaurante da Quinta (fora do Zoológico) ou aproveitar e visitar os restaurantes ao redor do parque. Recomendo a casa do Sardo. É um restaurante relativamente novo (deve ter uns 3 a 4 anos), mas já recebeu elogios da revista Veja.

3) Andar de  bicicleta: Você pode alugar uma bicicleta para andar em família por 30 minutos e conhecer o parquinho.

4) Pedalinho: Você pode alugar um pedalinho e ver os patinhos bem de perto.

5) Trenzinho: Existe um passeio de trenzinho que dá uma volta na extensão do parque. A última vez que fiz o passeio o valor era R$ 8,00 por pessoa. Eles dão uma explicação sobre o parque e fazem paradas em qualquer ponto da viagem. Você pode usá-lo como transporte interno, pois se deslocar do Zoológico para o pedalinho ou museu é uma distância considerável.

6) Circo do Marcos Frota: É um ballet no ar. É incrível o que eles conseguem fazer em cima de um trapézio. O espetáculo dura 1:30h e vale muito a pena. Eu recomendo fazer em dias frios, pois a primeira vez que fui estava no auge do verão e confesso que o calor atrapalhou um pouco a beleza do espetáculo.

7) Pula-Pula e escorregas: Ao longo do parque tem a opção de brincar de pula-pula e escorrega. Geralmente eles cobram 4,00 por 10 minutos.

Dicas não faltam para gastar as energias do filhote (rs).

Centro: Museu Histórico Nacional

O Museu histórico Nacional tem um acerto muito interessante e geralmente não é tão cheio quanto o CCBB. Tem uma ala de carruagens e carros antigos que impressionam as meninas e os papais (rs). O prédio é muito bem cuidado e eu recomendo que vá em 2 tardes para não ficar muito cansativo para as crianças.

A arquitetura do prédio é um espetáculo a parte.

O site do MHN é http://www.museuhistoriconacional.com.br. E o endereço é Praça Marechal âncora, s/n.

Centro: Museu de Belas Artes

O Museu de Belas Artes é um prédio belíssimo de 2 andares com muitas esculturas e pinturas. Possuem corredores largos com amplas pinturas, inclusive aquela que comentei do Victor Meirelles no post de Florianópolis.

O endereço do museu é www.mnba.gov.br e fica localizado Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia), Rio de Janeiro, RJ - Cep: 20.040-008.

Horários de visitação:
Terça a sexta-feira das 10 às 18 horas; Sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas.       Acesso para pessoas com deficiência.

Vale consultar antes o valor cobrado. Consultei no site em Set/14 e os preços praticados eram os seguintes: R$ 8,00 a inteira, R$ 4,00 a meia e o ingresso familia (4 pessoas da mesma familia) custa R$ 8,00. Domingo continua grátis.

Planetário da Gávea

Uma visita bem divertida com as crianças é o Planetário da Gávea. Lá elas podem conhecer mais do funcionamento do espaço. Tem um cineminha muito interessante.

Veja o texto descritivo do Site:

Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, a Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.

Planetário da Gávea

A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan, que tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos, abriga o planetário modelo Universarium VIII - TD, e a Galileu Galilei, com 12,5 metros de diâmetro e 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital.

O planetário Universarium é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Na cúpula Galileu Galilei, a projeção é de cerca de seis mil estrelas.

Ambos os planetários reproduzem em condições fidedignas o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. De terça a sexta, as sessões de cúpula funcionam atendendo a escolas públicas e particulares com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, as sessões são abertas ao público em geral.

As observações do céu acontecem às quartas, gratuitamente, na Praça dos Telescópios. A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.

O site do planetário é http://www.planetariodorio.com.br e fica localizado na Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea.

Chegue assim que abrir, pois fica bem cheio.

Centro: CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB é um prédio belissimo que abriga várias exposições famosas e sempre tem programação voltada para crianças com oficinas e muito mais. Lá tem teatro, livraria, cafeteria (piano bar). Confesso que tenho ido muito pouco ao CCBB, pois os cariocas redescobriram o espaço e tem tido muitas filas para ver as exposições. Acho um pouco complicado ficar em filas com crianças. O fato é que realmente as exposições valem a pena. Esta da foto ao lado foi da exposição de Escher.

Atualmente está em cartaz a exposição de Salvador Dali. O site do CCBB é ccbbrio@bb.com.br. Fica localizado na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - RJ

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h. Não funciona as terças-feiras.

Niterói: Museu de Arte Contemporânea

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) localizado na cidade de Niterói. A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea todas datadas ao decorrer do século XX.

O MAC ainda disponibiliza atividades educacionais, dentro outros, desde 1996, chamadas de Desafios Comunicativos da Arte Contemporânea, com o intuito, segundo a administração do museu, de incentivar a "produção artística contemporânea, que se coloca exposta em um espaço público onde circulam indivíduos não pertencentes ao mundo da arte.

Faça uma visita ao acervo do Museu e depois passeie pela Orla de Boa Viagem e Icaraí. Nos finais de semana ainda poderá fazer uma visita a Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem, basta fazer um cadastro com 1 hora de antecedência. A visita acontece aos sábados e domingos nos horários: 9h, 11h, 14 e 16h. A entrada é gratuita. Lá você aprenderá um pouco sobre algumas curiosidades sobre a construção da igreja construída em 1706 e sobre a cidade de Niterói.

Se ainda tiver fôlego ainda poderá seguir para o Campo de São Bento que é um parque que fica relativamente perto do Museu (tem que pegar um transporte, mas vc chega em 15 minutos).

E ai? Acho que vai querer voltar outro dia para aproveitar as maravilhas de Niterói.

Maricá: Itaipuaçu

Sei que sou suspeita em falar, pois simplesmente amo Itaipuaçu. Fica localizado logo após a região oceânica de Niterói, onde você sobe uma serra de 14 km e vai encontrar esta praia localizada quase em uma área rural. Vale uma dica que a serra é um pouco sinuosa e para isso, o carro deve ter uma potência razoável, sendo assim, sugiro não subir com um carro 1.0 ou que esteja precisando de manutenção.

Lá tem a famosa pedra do elefante, onde você pode parar o carro no mirante para uma foto ou subir a trilha do Mourão. A trilha é bem agradável e não tem nenhum esforço que exija muito preparo físico (depoimentos de uma sedentária!). Só não tive coragem de escalar a cabeça do elefante... me contentei em ficar até o pescoço mesmo... chegando lá esticamos uma toalha no chão e fizemos o famoso piquenique (quando eu era criança eu chamava minha mãe de farofeira... só que eu não sabia o que o futuro me reservava).

Descendo a serra, você encontrará uma praia com mar aberto e ondas fortes. Sugiro ficar em uma barraca tomando banho no chuveirinho mesmo. Por este motivo a praia fica constantemente vazia. E claro que isso soa como música aos meus ouvidos.

Flamengo: Oi Futuro - Museu do telefone

Resolvemos visitar o Museu do Telefone, pois era um Museu que ainda não conhecíamos e tínhamos uma festa de aniversário em Laranjeiras à noite. Lá tem um totem que você pode escolher um cenário do RJ (Rio Antigo) e enviar para o seu e-mail ou postar no Facebook.

No dia estava em cartaz uma peça infantil "Em busca do riso perdido". Era uma peça de umas palhaçinhas bailarinhas de um astral contagiante. O teatro não é muito grande e geralmente os ingressos esgotam bem rápido, por isso, vale a pena comprar na hora que chegar ao Museu. O espaço não é grande, mas tem muitas coisas interessantes para as crianças. Tudo é interativo e a criança pode mexer a vontade. Recomendo ir de elevador direto para o Museu, pois achei as escadas um pouco perigosas para crianças menores. No último andar tem um bistrô com comidas deliciosas e algumas opções para pessoas (que como eu) precisam perder uns quilinhos que ganhou indevidamene no Natal. Confiram as fotos desta deliciosa tarde de verão no Oi Futuro.