Petrópolis e Itaipava

Decidimos comemorar o nosso aniversário de casamento em Petrópolis. Desta vez Teté ficou em casa com o vovô. O nosso desafio era curtir algum programa que nunca tínhamos feito na cidade ou que era um pouco complicado fazer com crianças. Segue a ficha técnica da viagem:

Período: 31/07 a 02/08

Hotel: Casa Blanca Hotel

Temperatura: 14 a 23 graus

Dia 1: Castelo de Itaipava - Food Trunck

Estava rolando um festival de gastronomia no Castelo de Itaipava e resolvemos ir lá para curtir a programação. Tinha muitas barracas de comidas diferenciadas e os preços eram em torno de R$ 20,00 a 25,00 o prato. O único ponto negativo é que as filas para comprar as fichas estavam bem grandes. André ficou na na fila enquanto eu aproveitei para explorar o local. Degustamos um prato chamado Arroz de Lousiana (arroz com açafrão e linguiça), sanduíche de pernil e um purê de batata baroa com cogumelos. Este festival acontece uma vez ao mês e quero voltar com a Ester porque a estrutura para crianças é maravilhosa. Os banheiros estavam limpos e tinha pula pula e alguns brinquedos para crianças. Tinha bastante opção que agrada o paladar infantil (massas, brigadeiros e picolés dos paleteros).

À noite fomos jantar no Leopoldina. Um restaurante que fica dentro do Hotel Solar do Imperador. O restaurante é muito aconchegante e o cardápio dispensa comentários.

Dia 2: Passeio pelo Centro e Doces Húngaros

No segundo dia tomamos um café bem devagar e fomos passear pelo centro. Conversar (sem interrupções) e curtir a linda manhã de inverno. Vimos na internet que tinha uma loja tradicional de doces Húngaros, aproveitamos para fazer uma visita. A loja tinha aquelas maravilhas: mil folhas, struddel de damasco, maçã, banana, bolos húngaros e tortas variadas. Resolvemos voltar para o RJ, pois estávamos sem apetite (rs) para almoçar.

End: Rua Marechal Deodoro, 94 - Centro - Petróplis (Perto da rua Teresa)

Foi um fim de semana delicioso, onde pudemos renovar energias e projetos nada convencionais. Voltamos com uma resolução nova: fazer uma viagem desta em todos os aniversários de casamento e namoro.

Petrópolis - Roteiro Básico

Quitandinha

Adoro ir a Petrópolis, pois fica a 100 km do RJ e parece que você fez uma viagem para bem longe. Nós voltamos renovados para o retorno as atividades. Eu tenho um roteiro pré-moldado que funciona muito bem com as crianças, claro fazendo as devidas adaptações dependendo da idade do seu filho. Eu geralmente chego lá por volta das 10h e vou ao lago do Quitandinha para dar comida aos peixes. Depois eu atravesso a rua e faço a visita ao Quitandinha. A entrada custa em média R$ 4,00 (inteira). A arquitetura do local é impressionante. Tem 2 locais que particularmente fazem muito sucesso com as crianças. o primeiro é a "brinquedoteca" das princesas. É uma sala que tem uma casinha linda que a Ester adora brincar. Um outro ponto que as crianças deliram é a sala do eco. A sala tem um efeito que tudo que você fala tem um eco de 14 vezes. Consegue imaginar o delírio, né?

Como a visita leva em média 1 hora, aproveito para almoçar na Churrascaria do Lago (em frente ao Quitandinha), pois a comida é deliciosa e o atendimento é rápido. Depois vou ao Centro da cidade para um passeio de charrete. O passeio leva em média 1h e a última vez que fui me cobraram R$ 50,00. Neste passeio é realizado um Tour pelos principais pontos turísticos de Petrópolis.

1) Casa de Santos Dumont: apesar da casa ser pequena e está com sérias restrições para visitação, vale a pena a visita. No segundo andar criaram um espaço interativo que conta um pouco a história do nosso inventor.

2) Catedral de São Pedro: Possui uma arquitetura gótica e lá estão os restos mortais da Princesa Isabel, Imperador Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina.

3) Palácio de Cristal: Faça um passeio pelos jardins do Palácio de Cristal. Lá não tem muita coisa para ver, mas vale uma paradinha para uma foto.

Cada dia eu escolho um Museu para visitar. Lá tem 3 que tem bastante atrativos para crianças:

1) Museu de Cera: O acervo ainda não é tão grande, mas as estátuas são muito bem feitas. A entrada custa R$ 25,00. Localizado perto da Casa de Santos Dumont.

2) Museu Imperial: O palácio é muito lindo e os jardins um local agradável para visitas ou uma pausa no fim da tarde para um café no bistrô para comer uma torrada imperial. O acervo do museu é muito bem cuidado e amplo. Se você for passar o fim de semana, vale assisir os espetáculos que o Museu. Espetáculo Som e luz e Sarau Imperial. Os ingressos são cobrados por espetáculo, mas na bilheteria você tem desconto se comprar o ingresso da entrada do museu e dos espeáculos. Confira todas as informações no site http: www.museuimperial.gov.br.

3) Palácio Rio Negro: É um palácio muito bonito e vale a visita. Lá tem a história dos presidentes do país.

Se você for passar somente 01 dia eu recomendo voltar no máximo as 16h, pois a partir desta hora começa a ficar mais frio para as crianças. Se estiver no verão pode esticar até as 19h.

Este mesmo roteiro pode ter diversas variações, tais como: tarde de compras na Rua Tereza, visita a fábrica da Bohemia e etc.

Enfim, acho que eu detalhei os principais roteiros. Espero que curta o passeio a Cidade Imperial.

Piscina desativada Quitandinha

Sala do Eco

Itaipava

Itaipava fica aproximadamente a 25 km de Petrópolis e lá a diversão fica mais para a gastronomia e compras. Da última vez que fui lá fiquei 1 semana na Pousada Altenhaus para descansar e foi incrível. Lá você encontrará ótimos restaurantes e tem feirinha para comprar roupas (principalmente malha e lã).

Consegui voltar com as baterias renovadas para o próximo desafio. E você, quer compartilhar suas aventuras em Itaipava?