Preparativos do Natal

Eu adoro a magia do Natal! Veja algumas coisas que fazem parte da nossa tradição de Natal e certamente muitas delas também fazem parte da sua.

#1 Montagem da Árvore: Antes da Ester nascer não tínhamos ítens decorativos de Natal em casa. Comprei uma árvore quando Ester era pequena, pois ela disse a avó que a única casa que não era Natal era a nossa! Isso cortou o meu coração em mil pedaços. Fui correndo no mercado e desde então sempre monto a mesma árvore (com pequenas mudanças na decoração).

#2 Presente com a economia do cofrinho: Já tinha dito na seção de finanças familiar que a Ester junta o moedinhas o ano inteiro para comprar um presente com o dinheiro que ela mesmo economizou. Já estamos fazendo isso há 3 anos e cada vez está mais divertido.

#3 Carta Personalizada do Papai Noel: Eu mandei fazer um papel de carta especial em uma  gráfica, mas você pode utilizar qualquer papel de carta para fazer. Fiz um carimbo do Polo Norte e comprei um envelope vermelho. O conteúdo da carta muda a cada ano, a medida com que ela vai crescendo. Na carta eu sempre ressalto o que ela fez de positivo no ano. Eu geralmente faço a carta para os filhos dos meus amigos do trabalho e dos amiguinhos da creche da Ester na festa de Natal que fizemos em 2012 e 2013.

#4: Festa do Papai Noel: Geralmente organizo junto com as mâes da primeira creche que a Ester estudou uma festa de Natal. Cada mãe leva um prato de doce ou salgado e bebidas. Cada criança leva um presente e organizamos um amigo oculto, brincadeiras e etc. No ano passado, o irmão de uma das mães se vestiu de Papai Noel e como ele conhecia as crianças ao entregrar o presente ele sempre falava uma característica das crianças. Eles ficavam meio desconfiados, pois muitos deles já não acreditavam mais em papai Noel, mas depois de todos aqueles detalhes eles ficavam confusos.

#5: Assistir ao vídeo do Bauducco: Todo ano a Bauducco organiza um vídeo interativo muito interessante, onde parece que o Papai Noel conversa com a criança. Confira a versão 2013 www.natalbauducco.com.br.

Isso ocupa o mês de dezembro inteiro até o dia do Natal. Como sei que este mês tem muitas atividades, eu começo a comprar minhas lembrancinhas de Natal em setembro. Em cima da hora só fica mesmo as compras para a ceia. Como minha família é pequena, eu faço uma versão MUITO simplificada.

Tradicional Amigo Oculto

No fim do ano sempre rola uma série de amigo ocultos e como dá um trabalho danado organizar amigo oculto (ou amigo secreto) segue uma dica simples que pode facilitar a organização da brincadeira.

#1: Utilize uma plataforma online como por exemplo: http://www.amigosecreto.com.br. Lá você envia o e-mail para os participantes, cada um pode colocar a lista de interesses, trocar recados e etc. Desta forma a brincadeira fica excelente, sem necessitar de uma grande organização.

#2 Reserve o local com antecedência: Se for realizar o amigo oculto/secreto em um bar faça a reserva com antecedência, pois em dezembro tudo fica muito concorrido. Outra dica é fazer comanda individual desta forma ninguém sai reclamando que pagou mais do que o outro...

#3 Faça amigo oculto temáticos: Pode ser um amigo oculto de sandálias havaianas, CD`s, livros, vinhos e etc. Uma vez organizei um amigo oculto de presentes de lojas de R$ 1,99. Foi muito legal, pois o pessoal teve que usar muita criatividade para achar uma coisa que lembre a pessoa e sem gastar muito, né? 

Festa de Natal Creche

As mães da primeira creche que a Ester estudou são muito unidas e apesar das crianças não estarem mais na mesma escola mantemos contatos regulares em festas infantis, piqueniques, peças de teatro e etc. 

Festa 2012: Tem uma festa de Natal que a primeira edição foi lá em casa e depois virou uma tradição. Organizamos um amigo oculto e cada mãe levou um doce/ salgado. Contratamos um recreador e cada criança ganhou uma cartinha do Papai Noel.

Festa 2013: Na segunda edição foi na casa de outra mãe e a festa foi mais produzida (rs). O irmão dela se vestiu de papai Noel e fez a entrega dos presentes. Contratamos um fotógrafo, pois na primeira festa esquecemos de tirar as fotos. Organizamos oficinas de pintura e cupcake. Cada criança recebeu a cartinha do papai Noel. E uma das mães levou um lindo bolo onde cantamos parabéns para o Papai Noel. A casa ficou uma completa bagunça... decidimos que a edição 2014 vai ser em um restaurante.

Festa 2014: Fizemos um encontro em uma churrascaria perto da creche. Uma das mães chamou uma recreadora e o restaurante disponibilizou uma funcionária para ajudar com as crianças. Fizemos um amigo oculto entre as crianças e depois cantamos o tradicional parabéns para o papai Noel.