Primeiras impressões de Salzburg

Jardim do Palácio Mirabel

Salzburg é uma pequena cidade no interior da Áustria. Ela ficou famosa em função de seu ilustre cidadão Mozart. Tudo aqui gira em torno da sua personalidade (chocolates Mozart, a igreja onde Mozart casou, guarda-chuva e etc). A cidade respira música. Em toda esquina tem alguém tocando violão, violino, acordeão e etc. 

  • Periodo de estadia: 09/11/14 a 12/11/14
  • Temperatura: Mín. 8 graus e máx. 10 graus
  • Hotel: Hotel Mozart
  • Transporte: A pé
  • O que mudaria na viagem? Nada. Só acho que valeria mais a pena vir aqui no verão para aproveitar a cidade à noite.
  • População: As pessoas em Salzburg em geral são muito hospitaleiras e chiques. Aqui é um desfile de moda a céu aberto. É uma pena que os casacos e as botas sejam tão caros...
  • Culinária: Amei os queijos, frios e a sobremesa. Achamos um restaurante chamado Costa. Gostamos tanto da comida e do atendimento que fizemos todas as refeições neste restaurante. 

Dia 1: Visita ao Palácio Mirabell

Como chegamos em Salzburg  tarde, fomos fazer um passeio rápido próximo ao hotel para procurar um local para almoçar. Aproveitamos para dar uma espiada no potencial da cidade e tirar umas fotos. Decidimos não fazer o sightseeing, pois aqui é tudo muito próximo e o passeio é muito agradável a pé.

O palácio não é aberto a visitação, mas todas ãs noites tem um concerto que inicia às 20 horas. Como está muito frio por aqui (por volta de 8 graus), preferimos ficar no hotel. Fica a dica para quem quiser visitar a cidade para saber que existe esta possibilidade. 

A título de curiosidade, o Palácio Mirabell foi onde foi gravado a versão original da Noviça Rebelde. O palácio foi construído pelo Bispo Dietrich para abrigar a sua amada e seus 10 filhos. É comum ver turistas dançando a trilha sonora nas escadas do palácio. Nos jardins do castelo você encontra um homem vestido de Mozart que você pode tirar uma foto, uma mulher vestida de palhaço que toca um acordão. Ela é muito simpática e dá um balão para criança. 

Dia 2: Museu de Mozart, Castelo de Hohensalzburg e comprinhas

Iniciamos o passeio pelo jardim do Palácio Mirabell e seguimos em direção a cidade velha. Atravessamos a ponte que liga a cidade nova a cidade velha. Lá você tem a possibilidade de colocar o nome do casal no cadeado e jogar a chave fora (para quem curte este tipo de poluição). Veja o roteiro que fizemos:

#1 Museu Mozart: Assim que chegamos a cidade velha nos deparamos com um prédio amarelo e logo reconheci, pois tinha visto uma reportagem falando sobre a casa de Mozart. O prédio continua perfeitamente conservado, e lá estão objetos da família, violas, violinos, pianola e outros instrumentos utilizados por Mozart em sua infância. Também conta um pouco da história de sua família e tem alguns computadores onde o visitante pode conhecer as suas partituras e ouvir a sua música. Ester adorou esta parte! Infelizmente não é possível tirar fotos na parte interna do museu.

  • Onde ficarua Getraidegasse 9
  • Entrada: Pagamos € 21 (Ticket família)

#2 Castelo Hohensalzburg: Lá você poderá admirar Salzburg do alto de um morro. Sua construção foi iniciada em 1077 pelo príncipe arcebispo Gebhard, sendo depois muito aumentado durante o século XVI. É a maior fortaleza conservada da Europa central e pode-se chegar lá a pé, ou então pegando o trenzinho funicular que sai da Festungsgasse. Infelizmente o trenzinho não estava funcionando e fizemos o trajeto todo a pé. 

Seus pontos mais interessantes são os aposentos em estilo gótico, o museu Rainer e o museu Mundo das Marionetes, onde há marionetes de vários países, inclusive do famoso teatro de marionetes de Salzburgo. Vi uma turista Italiana abrindo um túmulo onde ouvia-se uma voz de fantasma. Achei muito engraçado e chamei Ester para ver a brincadeira. No início ela ficou um pouco com medo, mas depois foi curtir a brincadeira. Tiramos muitas fotos e descemos para almoçar. Outro ponto interessante é que no chão tem um porão onde as pessoas jogam moedas e notas. No verão vi que eles oferecem concertos a noite no Castelo. Ai que vontade que dá de voltar aqui no verão...

#3 Compras: Deixei para comprar o presente do André (atrasado) aqui na Europa. Queria dar um relógio a ele, mas não tinha encontrado nada que o agradasse. No caminho para o hotel encontrei uma loja de relógio que ele gostou. Entramos para ver se ficava bom para ele e não resisti e comprei um para mim também (eh, eh, eh). Para Ester passamos em uma loja de brinquedos em frente ao Hotel. A loja é uma graça, tem uma porta em tamanho menor para entrada das crianças e uma casinha com muitos brinquedos. Tinha muitos brinquedos educativos, livros, bolinha de sabão, caixinhas de música, caleidoscópio e muito mais. Ester escolheu 2 presentinhos e voltamos cedo para o hotel, pois no fim da tarde aqui começa a ficar muito frioooooo...

  • Passeio de Charrete

    Fizemos o tradicional passeio de Charrete pelo centro de Salzburg. O passeio dura 20 minutos e pagamos € 40,00.

  • Pausa para brincar

    Fizemos um passeio para tirar fotos do outro lado de Salzburg e nos deparamos com alguns parquinhos e Ester aproveitou para brincar.

  • Fantasma de Mozart

    Tinha um cara no centro histórico que estava fantasiado de fantasma de Mozart. Olhem no detalhe da foto. Ele esta flutuando!!

O que não deu para aproveitar em Salzburg

Como visitamos a cidade no Outono teve algumas programacoes que não deu para aproveitar. Segue os programas que infelizmente ficaram de fora.

  1. Passeio de barco - Em Outono o barco não faz este tipo de passeio.
  2. Zoológico: Tínhamos visitado o Zôo de Berlim e como ficariamos somente 2 dias em Salzburg, resolvemos curtir as programações locais.
  3. Teatro de Marionete: Como ainda ficaremos 3 dias em Praga preferimos fazer esta programa na capital da republica Tcheca.

Gostei muito dos dias que passamos aqui. A cidade e tranquila, hospitaleira e muito bonita.